A educação alimentar tem como finalidade melhorar os comportamentos alimentares da população.
a. A educação alimentar consiste numa variedade de estratégias que têm como finalidade auxiliar a população a alcançar melhorias curto e a longo prazo, no que se refere à dieta e ao comportamento alimentar.
b. A educação alimentar não se limita apenas ao fornecimento de informação. Inclui também conhecimento individual, permitindo que as pessoas tomem iniciativa e controlo sobre as escolhas alimentares. Além disso, engloba a compreensão das necessidades das pessoas e dos factores que influenciam as suas dietas e a realização de actividades educacionais que visam melhorias alcançáveis em saúde.
c. A educação alimentar eficaz funciona como um catalisador para o sucesso das intervenções nutricionais, uma vez que grande parte das causas de má-nutrição estão enraizadas em atitudes e comportamentos que podem ser influenciados pela educação.
Ter hábitos alimentares saudáveis não obriga necessariamente a que se faça uma alimentação restritiva ou monótona. Pelo contrário, a variedade e a diversificação são dois pilares fundamentais de uma Alimentação Saudável. Quanto mais variada for a selecção alimentar, melhor! Diferentes alimentos contribuem com diferentes nutrientes o que, potencialmente, enriquece o dia alimentar de cada pessoa.
Para se adquirir e manter hábitos alimentares saudáveis, há que conhecer o que se come, não só do ponto de vista da composição dos alimentos e dos nutrientes que os compõem, mas também saber qual a sua origem, como foram produzidos.
Neste contexto, são também importantes as noções de fresco, local e sazonal para que se possa ter uma ideia de quais os produtos que são característicos de uma determinada região em resultado, por exemplo, das condições climatéricas e dos solos, e quais as épocas do ano em que naturalmente surgem no mercado para consumo.
Num conjunto de quadros e calendários sobre a produção nacional de produtos alimentares reuniu-se a informação actualmente disponível sobre várias categorias de produtos vegetais e animais, incluindo as espécies piscícolas, a sazonalidade e respectiva distribuição geográfica no território português.
À semelhança de outros conhecimentos, a memória dos hábitos alimentares também se adquire na infância. Aliança Contra a Fome e Má-Nutrição Portugal tem em curso o programa “Conhecer o Que Como” que visa contribuir para um maior conhecimento dos mais novos sobre os alimentos e a alimentação.
O objectivo é a aumentar a sua capacitação no que se refere aos hábitos alimentares, estimular o gosto pelas dietas tradicionais, equilibradas e adaptadas às condições e produções locais, sem perder de vista a evolução dos hábitos e gostos da sociedade.
Só se gosta (ou não) daquilo que se conhece.
Para além do ambiente familiar, a Escola é o local privilegiado para o ensino e promoção de uma alimentação saudável e adequada, pois abrange o universo da população infantil e juvenil dos 5 aos 17 anos. A Escola será, portanto, um aliado fundamental para a montagem e execução do programa “CONHECER O QUE COMO” que, nesta fase, foi concebido para abranger as crianças entre os 6 e os 9 anos, ou seja, a população escolar que frequenta o primeiro ciclo do ensino básico. O programa terá a duração de 4 anos.
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