A educação alimentar tem como finalidade melhorar os comportamentos alimentares da população.  

 

Educação alimentar

a. A educação alimentar consiste numa variedade de estratégias que têm como finalidade auxiliar a população a alcançar melhorias curto e a longo prazo, no que se refere à dieta e ao comportamento alimentar.

b. A educação alimentar não se limita apenas ao fornecimento de informação. Inclui também conhecimento individual, permitindo que as pessoas tomem iniciativa e controlo sobre as escolhas alimentares. Além disso, engloba a compreensão das necessidades das pessoas e dos factores que influenciam as suas dietas e a realização de actividades educacionais que visam melhorias alcançáveis em saúde.

c. A educação alimentar eficaz funciona como um catalisador para o sucesso das intervenções nutricionais, uma vez que grande parte das causas de má-nutrição estão enraizadas em atitudes e comportamentos que podem ser influenciados pela educação. 

 

Os Hábitos Alimentares 

Ter hábitos alimentares saudáveis não obriga necessariamente a que se faça uma alimentação restritiva ou monótona. Pelo contrário, a variedade e a diversificação são dois pilares fundamentais de uma Alimentação Saudável. Quanto mais variada for a selecção alimentar, melhor! Diferentes alimentos contribuem com diferentes nutrientes o que, potencialmente, enriquece o dia alimentar de cada pessoa. 

 

Os Alimentos

Para se adquirir e manter hábitos alimentares saudáveis, há que conhecer o que se come, não só do ponto de vista da composição dos alimentos e dos nutrientes que os compõem, mas também saber qual a sua origem, como foram produzidos. 

Neste contexto, são também importantes as noções de fresco, local e sazonal para que se possa ter uma ideia de quais os produtos que são característicos de uma determinada região em resultado, por exemplo, das condições climatéricas e dos solos, e quais as épocas do ano em que naturalmente surgem no mercado para consumo. 

Num conjunto de quadros e calendários sobre a produção nacional de produtos alimentares reuniu-se a informação actualmente disponível sobre várias categorias de produtos vegetais e animais, incluindo as espécies piscícolas, a sazonalidade e respectiva distribuição geográfica no território português.  

 

O ambiente e as escolhas alimentares

O Ambiente e as Escolhas Alimentares

Dia Mundial do Ambiente

Saber mais

Ebook
Colher Saber

A Fruta na Alimentação

Ver Ebook
Frutos, Legumes e Hortaliças

Frutos, Legumes e Hortaliças

Princípios para uma Alimentação Saudável

Saber mais
Gorduras

Gorduras

Princípios para uma Alimentação Saudável

Saber mais
Uma porção de Leguminosas por Dia

Ebook
Uma porção de Leguminosas por Dia

Leguminosa a leguminosa, encha o seu prato de saúde

Ver Ebook

A educação alimentar e as crianças - o programa “Conhecer o Que Como”

À semelhança de outros conhecimentos, a memória dos hábitos alimentares também se adquire na infância. Aliança Contra a Fome e Má-Nutrição Portugal tem em curso o programa “Conhecer o Que Como” que visa contribuir para um maior conhecimento dos mais novos sobre os alimentos e a alimentação. 

O objectivo é a aumentar a sua capacitação no que se refere aos hábitos alimentares, estimular o gosto pelas dietas tradicionais, equilibradas e adaptadas às condições e produções locais, sem perder de vista a evolução dos hábitos e gostos da sociedade.

 

Só se gosta (ou não) daquilo que se conhece.

 

Para além do ambiente familiar, a Escola é o local privilegiado para o ensino e promoção de uma alimentação saudável e adequada, pois abrange o universo da população infantil e juvenil dos 5 aos 17 anos. A Escola será, portanto, um aliado fundamental para a montagem e execução do programa “CONHECER O QUE COMO” que, nesta fase, foi concebido para abranger as crianças entre os 6 e os 9 anos, ou seja, a população escolar que frequenta o primeiro ciclo do ensino básico. O programa terá a duração de 4 anos

:

Subscreva a nossa newsletter

Se deseja receber informação actualizada sobre a Aliança Contra a Fome e Má-nutrição Portugal, por favor insira o seu email:

Subscrever Newsletter