A nutrição engloba um conjunto de processos pelos quais um organismo utiliza os componentes químicos dos alimentos através do metabolismo para manter a integridade estrutural e bioquímica de suas células, garantindo sua viabilidade e potencial reprodutivo.

A Tabela da Composição de Alimentos é um documento de referência nacional para a composição dos alimentos consumidos em Portugal, que reúne informação sobre o teor de 43 componentes/nutrientes (energia, macro-constituintes, ácidos gordos, colesterol, vitaminas e minerais) em 1275 alimentos (crus, cozinhados e processados). Nova versão da Tabela da Composição de Alimentos disponível aqui.

 

Consulte também:

Aleitamento Materno: Promover Saúde

Ebook
Aleitamento Materno: Promover Saúde!

Ver Ebook
Alimentação no Ciclo de Vida

Alimentação no Ciclo de Vida

Alimentação na pessoa idosa

Saber mais
Alimentação na Doença Celíaca

Ebook
Alimentação na Doença Celíaca

Ver Ebook

Infografias:

"A Visão"

"O Cérebro"

"Os Ossos"

A Obesidade

A obesidade, nomeadamente a obesidade infantil, é um dos sintomas visíveis de uma alimentação desadequada e, por conseguinte, de uma má nutrição. Dito de outra forma, a obesidade é um sinal de que a composição dos ingredientes que compõem os alimentos e/ou as quantidades ingeridas não são as que melhor contribuem para a saúde, o crescimento, a manutenção das funções vitais e as capacidades físicas de crianças, jovens e adultos. 

O Programa COSI (Childhood Obesity Surveillance Initiative) do Escritório para a Europa da Organização Mundial de Saúde é um sistema de vigilância que produz dados comparáveis entre os países europeus e que permite monitorizar a obesidade infantil a cada 2-3 anos, através da avaliação de crianças entre os 6 e os 8 anos. 

 

Entre 2008 e 2019, Portugal tem vindo a apresentar, consistentemente, uma tendência invertida nas prevalências de excesso de peso e obesidade infantil . Uma redução de 8,3% na prevalência de excesso de peso infantil (37,9% para 29,6%) e menos 3,3% de obesidade infantil de (15,3% para 12,0%) em 2019”

COSI Portugal 2019

COSI PORTUGAL - 2019

Evolução nas várias regiões de Portugal (fonte: www.ceidss.com/pt/cosi-portugal)

Veja também:

10 Medidas para Controlo do Peso

Nutrição no Mundo

Seja qual for a definição que se dê, a nutrição depende, antes de tudo, do que comemos, ou seja, dos produtos do sector agro-alimentar.

Melhorando os sistemas alimentares, a forma de produzir, colher, armazenar, transportar e distribuir os alimentos poder-se-á melhorar os regimes alimentares, a saúde e preservar melhor os recursos naturais.

Uma parte dos problemas de subnutrição ou de sobrenutrição decorre, por regra, de escolhas e práticas inadequadas. A educação nutricional é uma etapa importante para dar aos consumidores a possibilidade de conhecerem e poderem optar por regimes alimentares saudáveis.  

 

Nações Unidas – 2016-2025 Década para a Nutrição

A Década para a Nutrição é o compromisso que os Estados das Nações Unidas assumiram de assegurar durante 10 anos a implementação perene e coerente de políticas e programas e assegurar o aumento dos investimentos com vista à eliminação da má-nutrição em todas as suas formas, em todo o lado, sem deixar ninguém para trás.

Alguns números sobre a nutrição no mundo:

  • 821 milhões de pessoas estão  sub-alimentadas
  • 151 milhões de crianças com menos de cinco anos sofrem de atraso no crescimento
  • Dois mil milhões de pessoas apresentam carências em micronutrientes
  • 38.3 milhões de crianças de menos de cinco anos têm excesso de peso
  • PlusMais de 1,9 mil milhões de adultos estão com  excesso de peso (ponderal) ou são obesos
  • A má-nutrição custa à economia mundial cerca de 3.500 mil milhões de dólares por ano

Para saber mais:

FAO. A nutrição e os sistemas alimentares

FAO et OMS. 2020. Régimes alimentares saudáveis e duráveis – Princípios directores. Roma.

Subscreva a nossa newsletter

Se deseja receber informação actualizada sobre a Aliança Contra a Fome e Má-nutrição Portugal, por favor insira o seu email:

Subscrever Newsletter