A nutrição engloba um conjunto de processos pelos quais um organismo utiliza os componentes químicos dos alimentos através do metabolismo para manter a integridade estrutural e bioquímica de suas células, garantindo sua viabilidade e potencial reprodutivo.
A Tabela da Composição de Alimentos é um documento de referência nacional para a composição dos alimentos consumidos em Portugal, que reúne informação sobre o teor de 43 componentes/nutrientes (energia, macro-constituintes, ácidos gordos, colesterol, vitaminas e minerais) em 1275 alimentos (crus, cozinhados e processados). Nova versão da Tabela da Composição de Alimentos disponível aqui.
A obesidade, nomeadamente a obesidade infantil, é um dos sintomas visíveis de uma alimentação desadequada e, por conseguinte, de uma má nutrição. Dito de outra forma, a obesidade é um sinal de que a composição dos ingredientes que compõem os alimentos e/ou as quantidades ingeridas não são as que melhor contribuem para a saúde, o crescimento, a manutenção das funções vitais e as capacidades físicas de crianças, jovens e adultos.
O Programa COSI (Childhood Obesity Surveillance Initiative) do Escritório para a Europa da Organização Mundial de Saúde é um sistema de vigilância que produz dados comparáveis entre os países europeus e que permite monitorizar a obesidade infantil a cada 2-3 anos, através da avaliação de crianças entre os 6 e os 8 anos.
Entre 2008 e 2019, Portugal tem vindo a apresentar, consistentemente, uma tendência invertida nas prevalências de excesso de peso e obesidade infantil . Uma redução de 8,3% na prevalência de excesso de peso infantil (37,9% para 29,6%) e menos 3,3% de obesidade infantil de (15,3% para 12,0%) em 2019”
COSI PORTUGAL - 2019
Evolução nas várias regiões de Portugal (fonte: www.ceidss.com/pt/cosi-portugal)
Seja qual for a definição que se dê, a nutrição depende, antes de tudo, do que comemos, ou seja, dos produtos do sector agro-alimentar.
Melhorando os sistemas alimentares, a forma de produzir, colher, armazenar, transportar e distribuir os alimentos poder-se-á melhorar os regimes alimentares, a saúde e preservar melhor os recursos naturais.
Uma parte dos problemas de subnutrição ou de sobrenutrição decorre, por regra, de escolhas e práticas inadequadas. A educação nutricional é uma etapa importante para dar aos consumidores a possibilidade de conhecerem e poderem optar por regimes alimentares saudáveis.
A Década para a Nutrição é o compromisso que os Estados das Nações Unidas assumiram de assegurar durante 10 anos a implementação perene e coerente de políticas e programas e assegurar o aumento dos investimentos com vista à eliminação da má-nutrição em todas as suas formas, em todo o lado, sem deixar ninguém para trás.
Alguns números sobre a nutrição no mundo: