Em Portugal 

Em Portugal, a saúde nas suas várias vertentes foi sendo tema de políticas nacionais, primeiro como veículo da preocupação com doenças crónicas, em especial da obesidade, depois em relação com os hábitos de consumo, exercício físico e alimentação saudável, não sendo esquecidas as repercussões das desigualdades sociais e da pobreza no estado nutricional dos portugueses. 

O investimento feito na saúde e políticas públicas destinadas à alimentação e nutrição evidenciou-se com o lançamento do Programa Nacional de Saúde 2004-2010 e, posteriormente, com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), criado em 2012. O relatório anual de 2021 pode ser consultado aqui.

Para o período 2022-2023, a Direcção-Geral de Saúde apresenta um novo Programa Nacional para a Promoção da Alimentação  Saudável cujas linhas de orientação estratégicas se enquadram no novo Plano Nacional de Saúde 2021-2030

O PNPAS 2022-2030, que pretende dar continuidade ao trabalho iniciado no ano de 2012, visa promover o estado de saúde da população, prevenindo e controlando todas as formas de má-nutrição (alimentação inadequada, desnutrição, ingestão inadequada de vitaminas e minerais, pré-obesidade e obesidade), através de um conjunto concertado e integrado de acções assentes numa intervenção a nível dos ambientes alimentares, a nível individual e a nível dos cuidados de saúde.

Subscreva a nossa newsletter

Se deseja receber informação actualizada sobre a Aliança Contra a Fome e Má-nutrição Portugal, por favor insira o seu email:

Subscrever Newsletter