Programa "Conhecer o Que Como - A Educação Alimentar e as Crianças"

O programa “CONHECER O QUE COMO: A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E AS CRIANÇAS” foi iniciado no ano lectivo 2018-2019. É dirigido às crianças entre os 6 e os 9 anos, ou seja, a faixa etária que corresponde ao primeiro ciclo do ensino básico e está a ser executado em colaboração com as escolas, segundo os temas de um programa didático. O programa visa promover um maior conhecimento dos mais novos no que se refere aos alimentos, respectivas características e hábitos alimentares e desta forma contribuir também para combater a má-nutrição infantil e juvenil. Os objectivos são, em síntese, promover o conhecimento dos alimentos e da alimentação,  incentivar a sustentabilidade do sistema alimentar e valorizar a produção e o consumo de alimentos saudáveis e seguros.  

À semelhança do primeiro ciclo do ensino básico, tem uma duração de quatro anos com as matérias a abordar também organizadas em quatro módulos.

O primeiro ano (módulo 1) tem por base a realização de um almoço especial por trimestre no qual é dada relevância à utilização de produtos frescos, da época e produzidos na região. Esta chamada de atenção para a produção local e sazonal é um dos elementos fulcrais do desenvolvimento do projecto ao longo da sua duração.

 

O programa “CONHECER O QUE COMO” está aberto a todas as escolas públicas e privadas que tenham interesse em aderir. Para saber mais clique aqui.

Subscreva a nossa newsletter

Se deseja receber informação actualizada sobre a Aliança Contra a Fome e Má-nutrição Portugal, por favor insira o seu email:

Subscrever Newsletter