Mapeamento da Distribuição da Ajuda Alimentar em Portugal

Saber quem recebe, o quê e como se processa a ajuda alimentar no território nacional

Esta ferramenta permite conhecer a distribuição pelo território nacional das entidades que prestam ajuda alimentar em Portugal e é actualizada regularmente. 

A recolha de dados faz-se a partir de inquéritos concebidos pela Aliança com o objectivo de identificar as entidades que distribuem ajuda, a sua localização e o tipo de produtos que distribuem. 

Os dados recolhidos até à data permitiram identificar cerca de 4 mil entidades entre Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), associações de vários tipos, incluindo escolas e creches, instituições religiosas, Misericórdias, Casas do Povo, Fundações e Cooperativas. Esses dados foram inseridos no mapa interactivo que permite identificar o número dessas entidades existentes a nível de distrito, de concelho e de freguesia, bem como o perfil socio-económico dos referidos concelhos.

Ajuda Alimentar e a Pandemia COVID-19

O mapa permite também o acesso a informação sobre a distribuição de ajuda através da Rede de Emergência Alimentar (REA), criada em Março de 2020 por iniciativa da Federação Portuguesa do Bancos Alimentares. Esta foi uma das muitas iniciativas que surgiram desde então para responder às novas situações de carência decorrentes da pandemia COVID 19.

Para saber mais, consultar também Meios e Instrumentos da Ajuda Alimentar em Portugal

Subscreva a nossa newsletter

Se deseja receber informação actualizada sobre a Aliança Contra a Fome e Má-nutrição Portugal, por favor insira o seu email:

Subscrever Newsletter