São em número considerável as espécies piscícolas de água doce que podem ser pescadas nos rios, cursos de água, barragens e albufeiras em Portugal.
Nos quadros apresentam-se informações qualitativas e quantitativas sobre as principais espécies e referem-se as regras estabelecidas para a sua captura as quais, à semelhança do que está regulamentado para as espécies marinhas, incluem períodos de defeso e a definição de dimensões mínimas como medidas destinadas a assegurar a sua sustentabilidade.
Grupo: Peixe
Nome científico: Cyprinus Carpio
Grau de Ameaça: VU-Vulnerável
Outras Informações: Foi uma das primeiras espécies de peixes cuja distribuição foi amplamente estendida pelo Homem. No século I, foi espalhada gradualmente por toda a Europa com a ajuda dos romanos, que encontraram carpas no rio Danúbio. É actualmente a terceira espécie mais frequentemente introduzida em todo o mundo. Encontra-se fundamentalmente em barragens e lagos.
Grupo: Peixe
Nome científico: Anguilla-anguilla
Principais zonas geográficas: Rio Minho
Grau de Ameaça: CR-Crítico
Outras Informações: A enguia é um peixe serpentiforme, que vive grande parte da sua vida em água doce, migrando para o mar para se reproduzir.As maiores ameaças são os elevados níveis de exploração (pesca), que é ilegal em território nacional (com exceção do Rio Minho) e a poluição dos rios.
Grupo: Peixe
Nome científico: Petromyzon spp
Grupo: Peixe
Nome científico: Perca flavescens
Fontes: